Associação Pinacoteca Arte e Cultura – APAC (SP)

anterior seguinte
logo_apac

Criada em 1992 com o objetivo de apoiar o funcionamento da Pinacoteca do Estado, a Associação Pinacoteca Arte e Cultura é uma sociedade civil de direito privado, sem fins lucrativos. Qualificada no final de 2005 como Organização Social de Cultura, assumiu, em 2006, a gestão do museu para execução da política cultural definida pela Secretaria de Estado da Cultura.

A Pinacoteca do Estado, fundada em 1905, é um museu de artes visuais com ênfase na produção brasileira do século 19 até a contemporaneidade. Museu de arte mais antigo da cidade está instalada em um edifício projetado no final do século 19 pelo escritório do arquiteto Ramos de Azevedo.

Também sob gestão da APAC, a Estação Pinacoteca, localizada no Largo General Osório, abriga a Coleção Nemirovsky (um dos mais importantes acervos de arte moderna do país), o Centro de Documentação e Memória da Pinacoteca do Estado (Cedoc) e a Biblioteca Walter Wey, que apresenta um significativo acervo de artes visuais – com destaque para arte brasileira.

Instalado no térreo da Estação Pinacoteca, o Memorial da Resistência de São Paulo surgiu com a musealização de parte do edifício que também sediou o Departamento Estadual de Ordem Política e Social de São Paulo (Deops/SP), entre os anos 1940 e 1983. A instituição se dedica à preservação das memórias da resistência e da repressão política do Brasil republicano.

Conheça os programas geridos pela APAC

pinacoteca.org.br
memorialdaresistenciasp.org.br

  • 2
  • receboda_PInacoteca-_-Isabella-Matheus
  • Memorial-_-Christina-Rufatto

Seja um associado

Preencha o formulário e seja um associado Abraosc.

Você terá acesso a conteúdos exclusivos e participação em atividades
que promovem o fortalecimento, desenvolvimento e visibilidade de suas
ações sociais. Envie seus dados e descreva a atuação de sua organização.

Entraremos em contato para dar continuidade ao seu cadastro.