O site Literatura Brasileira no XXI, que faz parte do projeto realizado em parceria pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), por meio da atuação do curso de Letras da Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (EFLCH) – Campus Guarulhos, e a SP Leituras – Associação Paulista de Bibliotecas e Leitura, é nova opção em navegação para os apaixonados por Literatura! O conteúdo reúne textos, dissertações, críticas, entrevistas e podcasts sobre o tema e você navega por ele, clicando aqui.

O projeto contempla, além do site, acervo de obras sobre Literatura Brasileira Contemporânea no século XXI disponível na BSP e na BVL, além de atividades como oficinas de criação e crítica, realizadas em parceria com as equipes das bibliotecas integrantes do SisEB – Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas de São Paulo. Em razão do Dia da Leitura e da Literatura, celebrado em outubro, o site incluiu, em sua estreia, conteúdos relacionados com os temas “Literatura Esporte Clube”, “Mulheres na Literatura” e “Literatura pode ser cura?”. Em novembro foi a vez da Consciência Negra dar o tema aos textos. E, em dezembro, os Direitos Humanos e o Direito à Literatura são os destaques.

“Esperamos, com este projeto, contribuir para dar o destaque que a Literatura Brasileira Contemporânea, que é de altíssima qualidade e enorme diversidade – de autores, de temas, de formas e de gênero – merece”, diz Pierre André Ruprecht, diretor executivo da SP Leituras. A pró-reitora de Extensão e Cultura da Unifesp, Raiane Assumpção, destaca a relevância do projeto e a contribuição da universidade em ações de incentivo à difusão cultural e científica. “A Unifesp pretende, por meio de seus docentes e discentes, integrar ensino, pesquisa e extensão, sendo esta última entendida como fundamental na configuração da relevância social da atuação acadêmica. Com ações e atividades de promoção de leitura, estamos contribuindo para a construção de visões ampliadas para a construção de uma sociedade mais justa e igualitária”, conclui.

Importante ressaltar que, para o projeto, considera-se que a Literatura Brasileira Contemporânea engloba as produções de autores literariamente ativos nas primeiras duas décadas do século XXI – o que inclui tanto autores nascidos ou que tenham publicado/estreado no século XX quanto aqueles nascidos neste início de milênio. Acesse, aprofunde seus conhecimentos sobre o tema e compartilhe o site, mantendo-o em sua navegação diária: www.lbxxi.org.br. Acompanhe também as redes sociais do projeto no Facebook e Instagram.